domingo, 30 de maio de 2010

Um compromisso com o meio ambiente!

As questões ambientais ganharam particular importâcia na segunda metade do século XX.
O fato é devido ao acentuado crescimento da população mundial, bem como a incessante busca de melhoria no nível de vida que tem criado elevadas pressões sobre os recursos naturais, matérias primas, o solo, a água, o ar, e os ecossistemas em geral. O uso intensivo de produtos químocos não trouxe apenas benefícios, já que graças a eles os níveis de poluição são cada vez mais elevados. A industria química tem contribuído para o liberação de susbtâncias tóxicas e resíduos perigosos diretamente sem qualquer tipo de tratamento prévio no meio ambiente, provocando grandes desequilíbrios ecológicos.
A combinação entre a evolução tecnológica e as novas demandas da sociedade-que não mais interessadas apenas com economia, mas também com a preservação ambiental-, tem impacto direto sobre áreas vinculadas à indutria química e é devido a isso que hoje, busca-se formar profissionais capazes de pensar sobre várias vertentes de atuação de uma maneira mais abrangente, e assim atender às necessidades de empresas cada dia mais posicionadas como provedoras de soluções destinadas ao bem-estar e à vida, em vez de meras fornecedoras manufaturas.
Os engenheiros químicos que projetam e aplicam seus conhecimentos de em diferentes segmentos do sistema industrial, têm um papel fundamental no sentido de apresentar soluções ambientais para previnir e minimizar os impactos negativos resultantes de diferentes etapas do cilcos produtivo. Deste modo, novas competências são exigidas aos engenheiros químicos para aplicarem abordagens ambientais adequadas baseadas na introdução e integração de tecnologias limpas, uso de matérias primas renováveis e metodologias para otimizar os processos de forma a eliminar ou reduzir o seu impacto ambiental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário